Archive for the ‘Dicas’ Category

Origem do Jogo das Cinco Marias


2010
08.13

Jogo das cinco Marias

Mais uma brincadeira antiga e que teve origem em um costume da Grécia antiga, e que perdura até os dias de hoje. O jogo das Cinco – Marias também é conhecido como jogo da Pipokinha, ou a brincadeira dos cinco saquinhos. Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido , com enchimento de areia, farinha, grãos  de arroz  ou feijão, ou as cinco pedrinhas.

Sequência da brincadeira

1. Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatros saquinhos.

2. Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.

3. Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
4. Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.

5. Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.

Observação – Se o jogador das Cinco-Marias tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.

Fica a dica de diversão para os pais no dia das crianças.


Asynchronous Google Analytics for WordPress plugin powered by WordPress Expert at minilibra.com.